Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
A Caixa Econômica Federal decidiu suspender a cobrança de tarifa sobre transferência via Pix para cliente pessoa jurídica. O pedido partiu do palacio do planalto. O Banco Nacional anunciou a cobrança na segunda-feira (19) e deveria entrar em vigor no dia 19 de julho.
Segundo o jornalista, o anúncio causou alvoroço entre os ministros do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo se fala nos bastidores de Brasilia, a Caixa não dialogou com o Planalto antes de anunciar a medida.
Devido às consequências negativas, a direção do banco foi obrigada a interromper temporariamente o anúncio. Uma nova ordem sobre o assunto será dada, assim que o presidente Lula retornar da Europa.
Ao anunciar o pagamento, a Caixa enfatizou que a medida não atinge pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) ou beneficiários de programas sociais.
Além disso, a entidade destacou que o banco central aceita o pagamento desde o final de 2020, e já foi aplicado por outras instituições financeiras.
Metrópoles.