Foto: Reprodução/TV Subaé - Cidade de Alagoinhas, a cerca de 110 km de Salvador, atrai indústrias de bebidas para o município pela qualidade da água |
Alagoinhas, a cerca de 110 km de Salvador, atrai indústrias de bebidas para o município
A cidade de Alagoinhas, localizada a 110 km de Salvador, recebeu o título de capital estadual da cerveja por meio de um projeto de lei aprovado por 18 deputados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), divulgado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (11).
A qualidade da água de Alagoinhas se destaca no cenário nacional e internacional, atrai a instalação de indústrias de bebidas e transformou a cidade em um polo industrial cervejeiro. A água possui alto teor de pureza, baixa alcalinidade e ph quase neutro, praticamente sem acidez.
Atualmente, o polo de bebidas do município conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken, Indústrias São Miguel e há previsão de implantação da Cervejaria Cidade Imperial.
O projeto de lei foi iniciativa da deputada Ludmilla Fiscina (PV), que é natural do município.
Com a consolidação do título de capital estadual da cerveja, Alagoinhas vai realizar anualmente o festival "Bahia Beer", inspirado em tradicional evento realizado na Alemanha, reconhecido como manifestação cultural de interesse social e turístico.
O festival vai acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes. Dentro da programação, serão promovidos os concursos Cerveja no Prato, Rainha da Cerveja, A Melhor Cerveja Artesanal do Brasil e Melhor Cerveja do Brasil. Os candidatos podem se inscrever no site do evento.
g1 Bahia.