"A situação aconteceu após um dos mamíferos bater no cabo de âncora de um dos barcos..."
Pescadores realizavam a atividade de rotina, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, quando foram surpreendidos por um animal. Após o choque com uma baleia jubarte, o barco em que estavam foi ‘rebocado’, nesta segunda-feira (24). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O local onde o momento aconteceu é considerado uma zona de pesca, assim como rota de migração das baleias jubarte. As informações são de Maycon Victorino, presidente da Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia (Funtec) de Arraial do Cabo, conforme divulgado pelo jornal O Globo.
A situação aconteceu após um dos mamíferos bater no cabo de âncora de um dos barcos, se assustar e arrastar a embarcação. Rapidamente, os tripulantes cortaram o cabo. Com isso, o animal foi monitorado por meio de drone ainda com o cabo da garateia presa.
Assista:
Em seguida, a lancha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que estava no mar, e a lancha de pesquisa do laboratório Ecomar da UFRJ, com pesquisadores especialistas, foram acionadas.
Com isso, o animal foi avaliado e, posteriormente, no preparo da equipe para mergulhar, se preparava para mergulhar, ele conseguiu soltar o cabo de sua nadadeira peitoral esquerda e partiu para o mar aberto em segurança.
Por, Bnews