CSS RAPIDOS

>
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!

10/18/2024

Mais de meia tonelada de cocaína com destino à Europa é encontrada no Porto de Salvador; vídeo mostra ação dos suspeitos

  • Foto: Receita Federal - Parte de droga foi encontrada dentro de container que levaria algodão para a Europa

    Homens se esconderam em fundo falso de caminhão e levaram droga até container que já estava no porto. Sete pessoas foram presas na ação da Receita e da Polícia Federal.

    Sete pessoas foram presas em flagrante no Porto de Salvador na noite de quinta-feira (17), após serem encontradas com 550 kg de cocaína. De acordo com a Receita Federal, os suspeitos estavam escondidos no fundo falso de um caminhão e a droga seria exportada para a Europa. Um vídeo feito por câmeras de segurança mostra a ação dos suspeitos.

    Inicialmente, a Receita Federal afirmou que a quantidade apreendida era de 700 kg, mas a Polícia Federal, que pesou os entorpecentes, informou que a apreensão foi de 550 kg.

    Para cometer o crime, seis dos sete suspeitos se esconderam por no mínimo 30 minutos em um compartimento extremamente estreito que fica na parte inferior do caminhão. As drogas também estavam escondidas nesse local. Confira a foto acima.

    Droga apreendida no Porto de Salvador estava no fundo falso de caminhão

    A ação criminosa foi descoberta após os seguranças notarem o comportamento estranho do motorista do caminhão, que mesmo sendo experiente, entrou na fila errada no porto da capital baiana. Entenda:

    👉o motorista do caminhão, que não teve a identidade revelada, acessou o Porto de Salvador duas vezes durante a tarde de quinta-feira, para levar cargas que irão para a China;

    👉 durante a noite, o motorista retornou ao porto, pois segundo agendamento prévio feito, ele deveria receber um container;

    👉 o porto é organizado em diferentes acessos e o motorista entrou no local errado. Ele foi informado que não estava no lugar correto, mas mesmo assim permaneceu na fila;

    👉 esse comportamento chamou a atenção da equipe de segurança do porto, que decidiu checar as câmeras de segurança;

    👉 nas filmagens, os suspeitos aparecem saindo do fundo falso do caminhão e entrando em um container repetidas vezes. Eles tiravam a cocaína que estava no veículo e armazenavam na carga que já havia sido inspecionada no porto.

    Após parte da droga ser achada dentro do compartimento do caminhão, foi feita uma inspeção nas cargas de exportação. Em um container que supostamente carregava algodão para o Porto de Algeciras, na Espanha, foram encontradas mais drogas.

    De acordo com a Receita Federal, foi usada a técnica "rip-on/ rip-off", quando a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

    De acordo com o delegado da Polícia Federal, Vitor Fagundes, os suspeitos usavam balaclava e roupas totalmente pretas para não serem identificados, o que indica que a organização criminosa já tinha certa experiência.

    "O que chamou atenção foi a sofisticação que os criminosos atuavam, eles estavam todos de preto, vestindo balaclava, as partes do sapato que não eram pretas estavam cobertas com uma espécie de fita isolante", contou.

    De acordo com as investigações, os suspeitos já atuaram da mesma forma em outra ocasião, em 2023. Eles colocaram as drogas em uma carga que foi levada para a Holanda. A cocaína foi descoberta apenas no país europeu.

    Ainda não há informações sobre a origem da droga, pois os suspeitos se mantiveram em silêncio durante o interrogatório da Polícia Federal. Apesar disso, a linha de investigação aponta que a droga veio de algum país que fronteiriço, pois a cocaína não é produzida no Brasil.

    A Bahia se torna rota do tráfico internacional de drogas devido aos portos. No primeiro semestre deste ano, quase duas toneladas de drogas foram encontradas no Porto de Aratu.

    Os suspeitos vão responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Eles passarão por audiência de custódia nos próximos dias. Já o caminhão usado para transportar as drogas será doado para uma instituição interessada.
    Por, g1 BA
    NOTÍCIA NA TELA www.noticianatela.com.br