Exemplos de dedicação, disciplina e organicidade, mas também objetivos bem definidos para jovens que almejam conquistar o mundo por meio da educação. Alunos tancredenses da rede pública de ensino que com suas notas no Enem 2024 contribuíram para colocar a Bahia como o Estado do Nordeste com mais notas altíssimas, maioria acima de 900. Apresentamos alguns alunos de Presidente Tancredo Neves que obtiveram notas excelentes: Ana Vitória Pereira dos Prazeres, 18 anos, (nota 780); Anna Clara de Santana Oliveira, 17 anos (nota 920); Evellyn Santos Cardoso (nota 920).
 |
Foto: reprodução - Evellyn Santos Cardoso, 17 anos, concluindo o 3° ano do ensino médio no IFBA |
Evellyn Santos Cardoso, 17 anos, concluindo o 3° ano do ensino médio no IFBA vê à frente uma porta cheia de oportunidades através do resultado “O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo fundamental para milhões de estudantes que desejam ingressar em universidades públicas e privadas. Além disso, também disponibiliza várias oportunidades por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies, que facilitam o ingresso a vagas em instituições de ensino e financiamentos estudantis” .
Ela destaca ainda que “ o exame também é utilizado para avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio, promovendo a igualdade de oportunidades ao avaliar candidatos de diferentes contextos socioeconômicos. Dessa forma, se preparar para o ENEM é um passo importante para transformar sonhos acadêmicos e profissionais em realidade. ”
Toda e qualquer sociedade que busca uma evolução de seus habitantes não deve desprezar a educação ou tratá-la meramente como um objeto de interesses governamentais ou não, é necessário que se desenvolvam as capacidades e potencialidades de cada membro engajado na educação.
A professora Elisangela Amora, colaboradora para a elaboração desta matéria destaca a importância do Enem: “ Nós professores devemos sempre incentivar nossos alunos a fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pois o mesmo facilita o acesso dos estudantes a um ensino de qualidade em nível superior, é a porta de entrada para o futuro. Devemos ser o facilitador de aprendizado, mediador do conhecimento, orientador e apoiador dos alunos, agente de transformação social, colaborador e comunicador ", enfatiza.
 |
Ana Vitória Pereira dos Prazeres, 18 anos |
Para Ana Vitória Pereira dos Prazeres, 18 anos, "o exame nacional do ensino médio (ENEM) é de grande importância para os jovens da nossa região, trazendo benefícios e oportunidades para assim trilharmos um caminho promissor para o futuro”. Noélia Pereira, mãe de Ana Vitória, vê o ENEM como uma oportunidade única para que tenha acesso ao ensino superior, seja em universidades públicas ou privadas. “O exame também serve como critério de seleção para programas governamentais, como o PROUNI e o FIES. Incentivar seus filhos a fazer o ENEM pode abrir portas para um futuro brilhante. É uma chance para que eles desenvolvam habilidades, adquiram conhecimento e construam uma base sólida para suas carreiras. Seja um modelo de apoio e motivação, demonstrando confiança em suas habilidades. Lembre-se de que o ENEM é uma oportunidade para que seus filhos cresçam, aprendam e se desenvolvam. Incentive-os a aproveitar essa chance e a construir um futuro brilhante!", enfatiza.
 |
Anna Clara de Santana Oliveira, 17 anos, agora cursando o 3° do ensino médio no Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis. Nota 920. |
Nossa redação tentou contato com a secretaria de Educação para informações, mas também entender o que será feito para ajudar estes candidatos que almejam estudar em outros municípios além de como criar melhores incentivos a outros jovens, mas não obtivemos retorno. Com o início do ano letivo a perspectiva é que estes jovens tenham mais motivação para que em 2025 mais pessoas consigam seus objetivos, uma vez que estas notas de 2024 podem impulsionar o interesse de professores e alunos.
Notícia na Tela